domingo, 21 de novembro de 2010

A Arte do Stand-Up Comedy

Stand - Up Comedy significa em inglês, comédia em pé, aonde é protagonizado por apenas um comediante, pode ate ser uma companhia mais é apresentado um comediante por vez, aonde o humorista vai de cara limpa, ou seja, sem nenhum acessório, ou qualquer coisa que possa "vestir" um personagem, e suas piadas são baseadas em cima do seu própio cotidiano e de situações do dia-a-dia. Para que as piadas fiquem ao ponto de esquentar a platéia e deixa todos muito loucos e matar todos de tanto rir, exige muitos anos de prática e de aperfeiçoamento.

O stand-up não tem uma origem certa sendo que ele veio de varias culturas, os mestres de cerimônia, como eram chamados na época de ouro do rádio, Jack Benny, Fred Allen e Bob Hope, que vieram do vaudeville e geralmente abriam seus programas com monólogos ou números cômicos. Ser um comediante era considerado um degrau para uma carreira verdadeira no show business.
Os "mestres de cerimônia" começaram a aparecer em clubes noturnos apresentando grandes bandas e abrindo shows de outros artistas.
Os tópicos se caracterizavam por improvisações e discussões sobre qualquer coisa, desde os últimos filmes até um aniversário esquecido. Um teste de mestre para um stand-up comedy a habilidade de enfrentar um "heckler" (membro da platéia que, por algum motivo, responde ou interage com o show de forma não muito amistosa) mas ainda, responder com algo tão maior que consiga entreter a platéia com a réplica.
Não existem muitas regras sobre os assuntos e abordagens, o que permite uma constante evolução. O mesmo pode se dizer da duração, desde uma breve apresentação de um minuto como as de Oscar Filho ao recorde mundial de Bruno Motta, que entrou para o Guinness Book como o comediante que fez o "maior show de humor do mundo". Ficou 38 horas e 12 minutos falando para um público de 5 mil pessoas que se revezavam num teatro em Belo Horizonte.
O mais interessante, dessa incrível show é que conforme eles apresentam o, show eles não dão risada, o publico pode estar se matando de tanto rir e eles estão sérios, parados como se nada tivesse graça e na frente deles tiverem um bando de louco rindo do que ela havia falado.
O Stand - Up é um show que ninguém pode morrer sem ver, vale a pena ver estes mestres que atuam na arte de fazer rir. Abaixo tem um vídeo de um cara que eu acho que uns dos melhores na arte do humor, Leandro Hassun em  :

Lente de Aumento - Física Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário